quarta-feira, 22 de abril de 2009

♥ A Boa Árvore...

A BOA ÁRVORE

A árvore que nunca teve que lutar
Para obter luz, sol e ar;
Que em campo aberto germinou isolada
E sempre recebeu chuva copiosa,
Jamais cresceu imponente e frondosa:
Viveu e morreu raquítica e atrofiada.

O homem que nunca enfrentou a luta
Nem força fez, ainda que diminuta,
Para tornar seu solo mais fecundo;
Que sempre teve todo o necessário,
Não se tornou um ser extraordinário:
Morreu pequeno, como veio ao mundo.

A árvore boa é fruto de horas duras.
Se é elevado o céu, mais nas alturas
Ergue sua fronde e ramos verdejantes.
A tempestade é que a torna um portento,
Pois são o sol, a chuva, o frio, o vento
Que fazem dos homens e árvores, gigantes.

É entre as agruras que os gigantes crescem.
Através delas o homem e a planta florescem
Em toda a sua pujança e magnificência,
e mostram nos galhos quebrados suas cicatrizes
Causadas por ventos fortes e lutas felizes,
Pois essa é a lei que rege a existência.

(Douglas Malloch, citado por Sterling W. Sill, Making the Most of Yourself Salt Lake City: [Bookcraft, 1971], p.23. Também em Riquezas da Eternidade, Escola Dominical, curso 15, p.19)

4 comentários:

Ruann disse...

Hellen eu sei que tu ja leu e ouviu essa mas pra quem nunca leu ai vai:
" A Antítese do novo e do obsoleto,
O Amor e a Paz, o ódio e a carnificina, tudo convém para o homen ser completo.

O angulo obtuso,pois,eo angulo reto
Uma feição humana e outra DIVINA
São como a eximenina e a endimenina
Que servem ambas para o mesmo feto.

Eu sei tudo isto mais que eclesiastes
Por justa posição destes contrastes
Junta-se um hemisfério a outro hemisfério.´

Às alegrias juntam-se as tristezas
E o carpinteiro que fabrica as mesas
Faz também os caixões do cemitério.

=D Digitei tudo decoradamente, e eu estou deixando aqui uma idéia pra tu postares as outras poesias.
Ahh e eu sou uma árvore gigante...uhuhuhuh :P
Beijos!

diego disse...

Bah, hoje mesmo na Secretaria da Estaca o Presidente achou uma folha com esse texto da "boa árvore" na minha mesa, e comentou sobre ele. Eu dei uma aula umas semanas atrás para os jovens de 12 e 13 anos e tinha esse texto, e imprimi para eles e deixei uma cópia em cima de mesa. hehehe

Hellen ツ disse...

Te mete com o Ruann! Espírito poético! xP
Eu não tinha lido, não! =]
Sobre a árvore, "são das pequenas coisas que provem as grandes", exemplo disso é a semente da sequóia, que mesmo tão pequena, sê plantada da forma certa, gera uma enooooooooorme árvore! \o/

Obrigada por comentar, Ruann!


ツ‏

Hellen ツ disse...

Diego! Que coincidência!
Pra tua informação, eu tirei desse manual mesmo. =P
ehoeiheoiheo

Abri o manual e tava ele ali. Achei tão profundo!


ツ‏