quarta-feira, 30 de setembro de 2009

♥ Como vai a sua família?


Como vai a sua família?
-
-Talvez a coisa mais importante na qual sua família deva concentrar-se seja reservar tempo uns para os outros. Isso pode ser difícil em nosso mundo apressado, mas quando passamos algum tempo juntos podemos fortalecer laços, expressar sentimentos, ensinar princípios e aprender a respeitar e a gostar uns dos outros. Se a sua família for como a maioria, provavelmente já houve desentendimento entre os familiares. Mas se você se esforçar para melhorar a comunicação em sua família, perceberá uma grande melhora, menos brigas e mais união. Além de ajudar os membros da família a terem um bom convívio mútuo, os pais têm o dever de ressaltar valores para ajudar os filhos a serem mais responsáveis. Os valores são o alicerce de uma vida bem-sucedida e baseada em princípios morais. Esse é um processo para a vida inteira, mas vale a pena o esforço. Pois até as pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.
-
× Valorizem cada minuto:
Vocês podem fortalecer seus laços familiares passando juntos o máximo de tempo possível. Podem começar a procurar esse tempo estabelecendo prioridades.
-
× Reservem uma noite por semana:
As caóticas exigências do dia-a-dia podem prejudicar as metas de longo prazo da família. Como cada pessoa da família vai para um lado diferente, é fácil perdermos o senso de unidade da família. Muitas famílias descobriram que programar uma noite para estarem juntos a cada semana pode fortalecer os laços familiares e aumentar a união. Utilizem esse tempo para divertirem-se com seus filhos e instruírem-nos.
- Ensinem valores que sejam importantes para sua família.
- Discutam assuntos de interesse geral.
- Façam planos para ocasiões importantes.
- Compartilhem histórias inspiradoras.
A princípio, talvez seja difícil reunir todas as pessoas da família. Mas se vocês se esforçarem com dedicação para que esse momento em família ocorra todas as semanas, os membros da família descobrirão maneiras de liberar um tempo em sua programação diária para estarem ali.
-
× Façam coisas juntos:
As famílias fortes sabem que um dos pontos-chaves mais importantes é realmente fazer coisas juntos. Pode parecer óbvio, mas muito frequentemente isso é negligenciado. Quer seja uma atividade simples ou uma grande viagem de férias, o importante é que vocês estejam juntos. Eis algumas sugestões de atividades que sua família pode considerar agradáveis:
- Música: Assistir às apresentações musicais de seus filhos ou concertos de música locais.
- Natureza: Fazer um passeio, acampar, observar os pássaros ou trabalhar com a família no jardim ou horta.
- Serviço: Levar um jantar para um vizinho, participar de atividades comunitárias de serviço ao próximo ou ajudar em campanhas de levantamento de fundos.
- Espiritual: Ir à igreja, ler as escrituras e, orar juntos regularmente.
- Social: Sair para tomar sorvete, fazer um piquenique, realizar uma festa com a família e amigos.
- Esportes: Assistir a um evento esportivo, jogar bola no quintal, patinar, andar de bicicleta, pescar, passear de barco, dançar ou esquiar.
- Trabalho: Limpar e cuidar da casa e do jardim, preparar refeições, pintar um quarto, plantar uma árvore.
- Aprendizado: Visitar locais históricos, museus, zoológicos, planetários ou bibliotecas.
-
× Façam as refeições juntos:
Esforcem-se como família para estarem todos juntos pelo menos uma refeição por dia. Se isso não for possível, tentem fazê-lo algumas vezes por semana. Vocês verão que a hora da refeição é um excelente momento para a família conversar e ficar sabendo o que acontece na vida de cada um.
× Desenvolvam um relacionamento individual:
Se você desenvolver um forte relacionamento individual com cada um de seus filhos, eles se sentirão valorizados, amados e terão autoconfiança. Passar um tempo individualmente com cada filho é o ponto-chave para se desenvolver esse tipo de relacionamento. Se você e seu filho estiverem juntos sozinhos, você poderá ouvir, compartilhar sentimentos e fazer perguntas, sem medo do que as outras pessoas da família irão pensar.
-

× Envolvam-se nas atividades de seus filhos:
Se a sua família for como a maioria, seus filhos provavelmente terão uma programação diária quase tão atarefada quanto a sua: Aulas de piano, esportes, lição de casa, atividades escolares e outras coisas. Vocês podem passar mais tempo com seus filhos ajudando-os nas diversas atividades de que participam. Como resultado, seus filhos saberão que vocês se importam com eles e com o que eles estão fazendo.
-
× Desliguem a televisão:
Eis um fato lamentável: Há estudos que mostram que os pais passam cerca de três horas por dia assistindo a televisão com os filhos, mas passam menos de trinta minutos com eles em outras atividades. Não deixem que a televisão lhes roube um tempo precioso que vocês podem passar juntos ou que impeça sua família de comunicar-se eficazmente entre si.
-
× Tornem as tarefas divertidas:
Em vez de designar tarefas domésticas individuais para os membros da família, experimentem trabalhar juntos no cumprimento das tarefas. Compartilhar as tarefas proporciona aos membros da família um sentimento maior de dever e união. Isso também ajuda a fazer com que as tarefas sejam concluídas mais rapidamente!
(Livreto "3 Maneiras Simples de tornar sua família mais feliz" - páginas 1-13)
-
"Com muita frequência, cremos que nossos filhos precisam de mais coisas, quando na realidade suas súplicas silenciosas são simplesmente por mais de nosso tempo. O acúmulo de riquezas ou a multiplicação de bens contrariam o ensinamento do Mestre: 'Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.'"
-
- Thomas Spencer Monson -

Nenhum comentário: